domingo, 22 de abril de 2012


Atividades na Creche
Os bebês e as crianças pequenas estão sempre dependentes do contato humano, de lhes falar, dar atenção e ternura com que recebem. Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da vida, só podem ser acionados no calor seguro de uma relação harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.
            Por isso é muito importante:

ü Habituação ao contato e necessidades de contato através da proximidade corporal, carícias sempre repetidas de olhar para ela, conversar com ela, bem como a sua integração no mundo das coisas.

ü Educação da audição e da atenção através de sons barulhentos (vozes, campainhas, etc.) que mais tarde virão em direções diferentes, com alturas e sequências de sons diferentes. Estimulação da própria produção de ruídos (bater palmas, pés, etc.)

ü Educação da visão e da atenção através de estímulos luminosos e em movimento, através de objetos com formas simples e cores nítidas (bolas, etc.), para isso é conveniente limitarmo-nos a poucos objetos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos acrescentar outros objetos mais pequenos, bem como imagens simples.

ü Exercícios de movimentos bucais, sucção, lombar, mastigar (mais tarde, quando se dão alimentos sólidos) e igualmente fazer brincadeiras com sopro.

ü Ensinar a apalpar, mexendo em vários objetos com a mão (ao principio será conduzida).

ü Exercícios para a movimentação das mãos, com estimulação para agarrar, dar a mão, bater palmas, dizer adeus, bater à porta, atirar uma bola, fazer construções, atirar com coisas, fazer brincadeiras simples com os dedos, etc.

ü Educação para a movimentação do corpo, levando os movimentos espontâneos a adaptarem-se a um dado ritmo com um pandeiro, cantando; rastejar, rebolar-se, endireitar-se, pôr-se em pé, andar de mão dada. A articulação da criança através dos exercícios de “ginástica” rítmica tem uma importância muito especial.

ü Preparar a capacidade de comunicação da criança chamando-a pelo seu nome próprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as atividades.

ü Estímulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias. “Ensinar” a criança progressivamente a empregar palavras determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado objeto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reacções apropriadas.

ü Habituar a criança a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a colher.

ü Habituar a criança a ter um determinado ritmo de vida.

ü Fazer surgir e aprofundar estímulos emocionais, como alegria, confiança, bem-estar, etc. dando à criança possibilidade de fazer experiências, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e aprovando os seus esforços.

ü Tudo o que se faça terá sempre que ser adaptado à maneira de ser da criança.

ü Mostrar à criança como se faz, fazê-la colaborar e estimular a sua participação e iniciativa.

ü Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e repetidas. Tudo o que queremos “ensinar” de novo deverá ser incorporado somente através de pequenos passos.

ü Todas as “ordens” que se dão, bem como os estímulos de aprendizagem deverão ser simples, calmos mas enérgicos.

ü É muito importante que a criança conheça e brinque com objetos que há em todas as casas (tigelas, colheres de pau, papéis, etc.).

ü Além disto são necessários materiais como bolas, argolas para morder, bonecos de pano laváveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e mais da vida de todos os dias.

2 comentários:

lagartinhas do pinhal disse...

O seu blog é extraordinário:)) muito obrigada por o ter criado... já fiz muitas das atividades aqui faladas e sem dúvida que tem muita razão em tudo o que descreve...
Voltarei:)

Fernanda Freitas disse...

Olá, adorei seu blog e estou utilizando-o em meu relatorio de estagio em educação infantil.
Para poder citá-la em meu relatório preciso de seu nome completo, você poderia me passar? Por que assim posso lhe dar os creditos pelo seu merecido trabalho. Procurei sua identificação em seu blog, mas só achei o apelido "Paulinha" e para citar em um trabalho científico preciso do sobrenome.
Se puder me passar por email, meu nome é Fernanda de Freitas e meu email é feee_freitas@hotmail.com

Se puder, lhe agradeço muito!!