3-4 meses:
Primeiras tentativas de preensão – brinquedos grandes de manipulação, bolas de vários tamanhos, cubos de diversos materiais
Percepção visual, auditiva e tátil – tapete de sensações, brinquedos que emitam sons, coloridos, texturas e tamanhos diferentes; atividades: “Hoje é dia de novidade”, “Piscinas de sensações”
Percepção corporal – bolinhas de borracha macias para massagem; diálogo com os bebês mostrando as partes do corpo
5-6 meses:
Estímulo de preensão menos palmar/ coordenação visomotora – peças grandes de montar, tamanhos, cores e texturas diferentes (bolas e cubos)
Fortalecimento de músculos cervicais, dorsais e abdominais – módulos de espuma, bolas
7-8 meses:
Estímulo de soltura – peças de montar com caixas, baldinhos para colocá-las dentro
Estímulo para o sentar/ rastejar/ engatinhar – circuitos com colchões, módulos de espuma, atividade “Corrida de obstáculos”
9-10 meses:
Introdução ao freio inibitório – parar/ movimentar (obstáculos, circuitos)
Aperfeiçoamento da preensão – peças de montar; livros de tecido, espuma, capa dura; atividade “Chuvinha de papel”
Comunicação (através da imitação e dos primeiros monossilábicos) – histórias curtas com participação motora
Estimular movimentos de abaixar/ levantar – bolas, almofadas, módulos de espuma
Coordenação visomotora – brinquedos coloridos iguais/ diferentes, diferenciação de objetos
Estímulo para a posição de pé – módulos de espuma, canos PVC encapados, bambolês, espaguetes, bolas de fisioterapia
11-14 meses:
Desenvolvimento da marcha – levar e buscar objetos; círculos de objetos para buscá-los e levá-los ao centro do círculo
Lateralidade e equilíbrio – caminhos coloridos com desenhos, garrafas pet e/ou outro material alternativo, passeio de cobertor
Organização espacial: exploração de diferentes planos – pilhas de colchões, módulos de espuma, almofadas, bolas diversas, atividade: “Arte com mingau”
Atenção visual e auditiva – esconder brinquedos/ objetos para que as crianças encontrem por meio de sons e/ou visualmente
Comunicação oral e corporal – expressões, sons emitidos pelo corpo (palmas, sons emitidos pela boca...)
18 a 24 meses:
Circuitos mais elaborados podendo ser feito de diversos materiais: centopéia, módulos de espuma, bambolês, caixas, garrafas pet (atividade: “Corrida de obstáculos”); aprimorar os movimentos já adquiridos (andar, rastejar, rolar, levantar, abaixar).
Atividades que estimulem a coordenação manual fina para auxiliar na autonomia no ato de comer. Atividades: “Brinquedos colantes”, massinha, blocos de encaixar, peças de montar.
Locomoção de objetos de um lado para o outro (bolas, garrafas, cubos).
Estímulo das habilidades empurrar e puxar (módulos de espuma).
Começar a ensinar o movimento de rolar e cair (com colchões, módulos de espumas, cilindros de espuma, almofadas).
Estimulação de movimentos manuais: lançar, segurar, soltar. Noções básicas de lateralidade: perto, longe, dentro, fora.
Atividades que auxiliem no desenvolvimento cognitivo, capacidade de classificar objetos baseados em semelhança e diferenças; capacidade de diferenciar cores com histórias curtas em rodas com movimentos de animais, objetos, situações. Atividade: “Igual ou diferente”.
Circuitos mais elaborados podendo ser feito de diversos materiais: centopéia, módulos de espuma, bambolês, caixas, garrafas pet (atividade: “Corrida de obstáculos”); aprimorar os movimentos já adquiridos (andar, rastejar, rolar, levantar, abaixar).
Atividades que estimulem a coordenação manual fina para auxiliar na autonomia no ato de comer. Atividades: “Brinquedos colantes”, massinha, blocos de encaixar, peças de montar.
Locomoção de objetos de um lado para o outro (bolas, garrafas, cubos).
Estímulo das habilidades empurrar e puxar (módulos de espuma).
Começar a ensinar o movimento de rolar e cair (com colchões, módulos de espumas, cilindros de espuma, almofadas).
Estimulação de movimentos manuais: lançar, segurar, soltar. Noções básicas de lateralidade: perto, longe, dentro, fora.
Atividades que auxiliem no desenvolvimento cognitivo, capacidade de classificar objetos baseados em semelhança e diferenças; capacidade de diferenciar cores com histórias curtas em rodas com movimentos de animais, objetos, situações. Atividade: “Igual ou diferente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe seu comentário...Obrigada!beijinhos