Lista de Brinquedos Berçário
2 carrinhos de empurrar
2 ou 3 piscinas redondas
5 bolas dente de leite
Bolinhas e quadrados de várias texturas e materiais
Fantoches de animais e personagens
Infláveis
Instrumentos musicais
Chocalhos
Mordedores
Bichinhos de plásticos
Brinquedos sonoros
Móbiles
Bichos de pelúcia
Livros de pano e plástico
Bonecas de pano
Módulos de espuma
1 bola de fisioterapia
Bambolês
Carrinhos de feira e de boneca
Mesa de passar e ferro
Fantoches de alimentos e outros
Frutas e legumes de plástico
Panelinhas e brinquedos de casinha
Moldes de legumes e frutas
Bonecas
Carrinhos grandes
Brinquedos pedagógicos
Animais de plástico
Tapete de EVA em formas geométricas
Geladeira
Fogão
Bolinhas de diversos tamanhos e texturas
Dados grandes de espuma
Lista de materiais para berçário
3 Kg de macarrão colorido
3 Kg de sagu
10 L de gelatina colorida
1 L de groselha
10 Kg de aveia em flocos
Bolinhas de isopor pequenas
Papeis celofane
Retalhos de :
Jeans
Cetim
Gorgorão
Veludo
Soft
Retalhos de malha
EVA
Espuma
Renda
Toalha de banho
Plástico com gel
Estratégias do Berçário
Piscinas das Sensações
Piscina de macarrão
Piscina pequena redonda
3 Kg de macarrão colorido
Água suficiente para encher a piscina
Piscina de sagu
3 Kg de sagu
1 L de groselha
Piscina de gelatina
10 L de gelatina colorida
Piscina de aveia
10 Kg de aveia em flocos
Objetivo:
Desenvolver o tato, paladar, olfato, coordenação motora (preensão manual), socialização com o grupo, proporcionar ao bebê diferentes sensações.
Tapete das sensações
Confeccionar um tapete de 2x2m com os seguintes materiais:
Jeans
Cetim
Gorgorão
Veludo
Soft
Retalhos de malha com bolinhas de isopor no seu interior
EVA
Espuma
Renda
Toalha de banho
Plástico com gel
Objetivo:
Proporcionar ao bebê o contato com novas texturas e autonomia da exploração, tato (textura), visão (diversidade de cores).
Casinha de celofane
Materiais:
Barraca infantil
Papeis celofane coloridos
Objetivo:
Proporcionar ao bebê diferentes percepções de cores, estimulando a sua visão.
Bolinhas e quadrados
Materiais:
Bolas e quadrados de diferentes texturas, tamanhos, cores e materiais como plásticos, borracha, tecidos e espuma.
Objetivo:
Propiciar ao bebê o desenvolvimento da coordernação motora, do tato e da visão.
Fantoches, instrumentos musicais, rodas de histórias e músicas
Materiais:
Fantoches de animais e diferentes personagens.
Instrumentos musicais de plástico.
Objetivo:
Propiciar ao bebê o desenvolvimento da coordenação motora e da audição
Sachê de odores
Materiais:
Saquinhos de pano para o bebê sentir o cheiro dos materiais que estarão no seu interior.
Pó de café
Achocolatado em pó
Sucos em pó
Ervas
Objetivo:
Propiciar ao bebê o desenvolvimento do olfato com a diversidade de aromas.
Arte com mingau
Materiais:
Amido de milho
Corante alimentar
Água
Objetivo:
Propiciar ao bebê o desenvolvimento da capacidade de se locomover explorando o espaço e as diferentes texturas, incentivando as várias possibilidades de movimento e aprimorando o tato.
Hoje é dia de novidade
Materiais:
1 Caixa
Objetos com diversas formas, texturas e tamanhos
Bexiga com um pouco de água dentro
Pedaços de conduíte
Rolos de papel toalha pintados ou encapados
Luvas cirúrgicas com talco dentro
Argolas
Potes de filme fotográfico com miçangas,
Garrafas PET pequenas com pedaços de papeis coloridos,
Espelhinhos
Chocalhos
Tampas de vasilhas
Sachês
Objetivo:
Propiciar o desenvolvimento do tato, audição e visão com a exploração e descoberta das diferentes formas de manuseio dos objetos, além da socialização com a troca dos materiais entre as crianças.
Chuvinha de papel
Materiais:
Revistas
Papéis coloridos (cartolina, laminado, espelho)
Jornais velhos
Objetivo:
Propiciar a socialização, o desenvolvimento da coordenação motora, tato e visão com o manuseio das diferentes texturas dos materiais.
Cabaninha transparente
Materiais:
Tule
Papel celofane
Bambolê
Cola
Tesoura
Elástico
Barbante
Fita dupla face ou crepe
Pequenos ganchos de metal
Objetivo:
Propiciar o desenvolvimento do tato, visão e audição, com a exploração de diferentes sons e efeitos visuais, com o uso de transparências, cores e texturas; ter controle motor e limistes corporais em espaços pequenos, se movimentar e adequadar a um espaço que muda de forma quando manipulado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe seu comentário...Obrigada!beijinhos