09/10/2009

Berçário - Atividades


Lista de Brinquedos Berçário

2 carrinhos de empurrar
2 ou 3 piscinas redondas
5 bolas dente de leite
Bolinhas e quadrados de várias texturas e materiais
Fantoches de animais e personagens
Infláveis
Instrumentos musicais
Chocalhos
Mordedores
Bichinhos de plásticos
Brinquedos sonoros
Móbiles
Bichos de pelúcia
Livros de pano e plástico
Bonecas de pano
Módulos de espuma
1 bola de fisioterapia
Bambolês
Carrinhos de feira e de boneca
Mesa de passar e ferro
Fantoches de alimentos e outros
Frutas e legumes de plástico
Panelinhas e brinquedos de casinha
Moldes de legumes e frutas
Bonecas
Carrinhos grandes
Brinquedos pedagógicos
Animais de plástico
Tapete de EVA em formas geométricas
Geladeira
Fogão
Bolinhas de diversos tamanhos e texturas
Dados grandes de espuma

Lista de materiais para berçário


3 Kg de macarrão colorido
3 Kg de sagu
10 L de gelatina colorida
1 L de groselha
10 Kg de aveia em flocos
Bolinhas de isopor pequenas
Papeis celofane



Retalhos de :
Jeans
Cetim
Gorgorão
Veludo
Soft
Retalhos de malha
EVA
Espuma
Renda
Toalha de banho
Plástico com gel

Estratégias do Berçário

Piscinas das Sensações

Piscina de macarrão
Piscina pequena redonda
3 Kg de macarrão colorido
Água suficiente para encher a piscina

Piscina de sagu
3 Kg de sagu
1 L de groselha

Piscina de gelatina
10 L de gelatina colorida

Piscina de aveia
10 Kg de aveia em flocos

Objetivo:
Desenvolver o tato, paladar, olfato, coordenação motora (preensão manual), socialização com o grupo, proporcionar ao bebê diferentes sensações.

Tapete das sensações

Confeccionar um tapete de 2x2m com os seguintes materiais:
Jeans
Cetim
Gorgorão
Veludo
Soft
Retalhos de malha com bolinhas de isopor no seu interior
EVA
Espuma
Renda
Toalha de banho
Plástico com gel

Objetivo:
Proporcionar ao bebê o contato com novas texturas e autonomia da exploração, tato (textura), visão (diversidade de cores).

Casinha de celofane

Materiais:
Barraca infantil
Papeis celofane coloridos

Objetivo:
Proporcionar ao bebê diferentes percepções de cores, estimulando a sua visão.

Bolinhas e quadrados

Materiais:
Bolas e quadrados de diferentes texturas, tamanhos, cores e materiais como plásticos, borracha, tecidos e espuma.

Objetivo:
Propiciar ao bebê o desenvolvimento da coordernação motora, do tato e da visão.

Fantoches, instrumentos musicais, rodas de histórias e músicas

Materiais:
Fantoches de animais e diferentes personagens.
Instrumentos musicais de plástico.

Objetivo:
Propiciar ao bebê o desenvolvimento da coordenação motora e da audição

Sachê de odores

Materiais:
Saquinhos de pano para o bebê sentir o cheiro dos materiais que estarão no seu interior.
Pó de café
Achocolatado em pó
Sucos em pó
Ervas

Objetivo:
Propiciar ao bebê o desenvolvimento do olfato com a diversidade de aromas.

Arte com mingau

Materiais:
Amido de milho
Corante alimentar
Água

Objetivo:
Propiciar ao bebê o desenvolvimento da capacidade de se locomover explorando o espaço e as diferentes texturas, incentivando as várias possibilidades de movimento e aprimorando o tato.


Hoje é dia de novidade

Materiais:
1 Caixa
Objetos com diversas formas, texturas e tamanhos
Bexiga com um pouco de água dentro
Pedaços de conduíte
Rolos de papel toalha pintados ou encapados
Luvas cirúrgicas com talco dentro
Argolas
Potes de filme fotográfico com miçangas,
Garrafas PET pequenas com pedaços de papeis coloridos,
Espelhinhos
Chocalhos
Tampas de vasilhas
Sachês

Objetivo:
Propiciar o desenvolvimento do tato, audição e visão com a exploração e descoberta das diferentes formas de manuseio dos objetos, além da socialização com a troca dos materiais entre as crianças.

Chuvinha de papel

Materiais:
Revistas
Papéis coloridos (cartolina, laminado, espelho)
Jornais velhos

Objetivo:
Propiciar a socialização, o desenvolvimento da coordenação motora, tato e visão com o manuseio das diferentes texturas dos materiais.

Cabaninha transparente

Materiais:
Tule
Papel celofane
Bambolê
Cola
Tesoura
Elástico
Barbante
Fita dupla face ou crepe
Pequenos ganchos de metal

Objetivo:
Propiciar o desenvolvimento do tato, visão e audição, com a exploração de diferentes sons e efeitos visuais, com o uso de transparências, cores e texturas; ter controle motor e limistes corporais em espaços pequenos, se movimentar e adequadar a um espaço que muda de forma quando manipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário...Obrigada!beijinhos