sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Quadros de rotina






















As rotinas ensinam à criança a noção da passagem do tempo e o que é esperado acontecer em cada altura do dia.

A importância da rotina para a criança


A rotina é fundamental, principalmente na vida da criança. Desde o seu nascimento, deve-se estabelecer horários determinados, principalmente no que se refere a alimentação, higiene (banho) e sono.

Na medida em que a criança cresce, suas responsabilidades e atividades também tendem a aumentar. E fica ainda mais necessário o estabelecimento e a manutenção da rotina.

A rotina representa segurança, pois é previsível não gerando ansiedade e/ou desorientação.

É importante que a criança mantenha uma rotina diária com hora para acordar, brincar, ver TV, alimentar-se,(...)
Quando for necessária a mudança desta rotina é importante que a criança seja informada, desde que não seja com grande antecedência, para não gerar expectativas, já que a criança pequena não possui noção de tempo pré-estabelecido, igual ao adulto. O ideal é, ao acordar, rever a rotina daquele dia. Se possível elaborar um mural com suas atividades. Ex.: horário de almoço e jantar, com o respectivo cardápio.

(...)No início, poderá ser difícil manter a rotina, mas a perseverança por parte dos pais e cuidadores contribuirá para a adaptação.

A rotina não deve ser vista como sendo rígida e estática. Ela deverá sim ter uma espinha dorsal, mas com mobilidade, quando necessário.

(...)A família deverá observar e manter a rotina de sábado, domingo e feriados.

A flexibilidade nas exceções é importante desde que não signifique burlar as regras, os combinados que deverão ser levados em conta na grande maioria do tempo.

No final do dia é adequado que os responsáveis revejam o dia junto com a criança. O que aconteceu no dia dela, se conseguiu manter a rotina. Se não, verificar o porquê e recapitular o que irá acontecer no dia seguinte.

A rotina bem estabelecida gera organização e segurança.

Raquel Caruso é fonoaudióloga, psicopedagoga e coordenadora da EDAC - Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico
Em: 30/4/2008

Um comentário:

Olhares na Diversidade disse...

Bacana o seu site. Sugiro que poste um exemplo de rotina a ser seguida com horaários e atividades regulares para a criança de cada idade.
Obrigada