18/08/2007

Adaptação








Tema é pouco divulgado pelos educadores e pouco compreendido pelos pais e de extrema importância para os pequenos.

Os pequenos do Mini – maternal podem ficar apreensivos em seus primeiros dias de aula. Para os que vêm à creche pela primeira vez, este é um espaço completamente diferente e novo. Para os que estão voltando das férias, existe também um período normal de readaptação, já que eles passaram os últimos trinta dias brincando em casa.
Cada criança expressa de uma maneira diferente mediante ao novo espaço e as novas professoras ou monitoras, ela pode chorar, se isolar das outras crianças, deixar de brinca ou rejeitar alimentos na hora das refeições.
A participação dos pais é fundamental nesse período. Na semana de adaptação a quantidade de horas na creche aumenta a cada dia, no primeiro, as crianças ficam 3 horas. No segundo, 4 horas, e assim por diante. É importante que mães (ou pessoas próximas às crianças) se sintam seguras para passar segurança para a criança nesse momento de separação, mantendo a rotina normal da criança no período, evitando propor mudanças, como tirar a chupeta, a mamadeira ou fraldas e dizendo a criança quando vai embora ( despedindo com beijo ) e quando voltará.
A postura da monitora e professora também é importante, pois no primeiro contato elas demonstram muito afeto, atenção, simpatia e alegria.
O período de adaptação pode durar dias, semanas ou meses até que a criança identifique o novo espaço físico, estabeleça um vínculo de afeto com pessoal envolvido no processo e se sinta disposta e receptiva as novas informações que possam estimular o seu crescimento intelectual e emocional, estímulos que desde cedo , irão ajudar a tornar-se um adulto confiante e feliz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário...Obrigada!beijinhos